.

Acadêmicos em ordem alfabética

FOTO

SOBRE - Carlos Higgie, escritor, nasceu em Rivera ( Uruguai ) no dia 09 de agosto de 1955. Seu primeiro livro foi publicado em Montevidéu, em 1979: “Como Pompas de Jabón “.Em 1983, já residindo em Porto Alegre ( RS ), publicou “ Cuentos a Contramano “, com contos, alguns deles premiados em concursos literários realizados no Uruguai. Seu terceiro livro “ Ventos nos Ossos “foi também editado em Porto Alegre. Em 1994, em edição compartida com a poeta Nélida Higgie, publica o livro de contos e poesias “ Higgie & Higgie “. Ainda em Porto Alegre, publica “Rios da rua “, em 1994. Já em Santa Catarina, edita “Gritos da pele “, com contos eróticos e “Uma ilha no entardecer”, uma seleção de contos de várias épocas. Com as escritoras Jane Soares de Almeida e Cármen Guaresemin publicou o livro de contos eróticos “Amor a Três”. É membro da SEB, da AIL e da ALB e formado em Letras pela Univali. Atualmente reside em Salvador (BA).


CONTATOS

chiggie@terra.com.br


FOTO

SOBRE - Christina Baumgarten, 51 anos, blumenauense descendente dos primeiros pioneiros alemães a colonizar o Vale do Itajaí, é uma apaixonada pela palavra escrita e principalmente pelas histórias de pioneiros, tanto aqueles que colonizaram e desbravaram a sua região e tantas outras pelo mundo a fora, quanto todos aqueles que realizaram algo de novo, empregando seu tempo e sua inteligência em prol de um mundo melhor. Possui onze obras editadas e outras inúmeras publicações em conto, poesia e outros trabalhos científicos e filosóficos. A autora é jornalista na cidade de Blumenau, exercendo ainda o cargo da editora titular da Hermann Baumgarten Editora cuja nau capitânia é o trabalho de resgate da memória de toda a região. leia mais


CONTATOS


Fone: (47) 3322-6306



SOBRE - Gustavo Siqueira nasceu no primeiro dia de 1982. Diferente em tudo, Gustavo é um jovem prodígio que começou cedo a trilhar os caminhos da competência e do sucesso. Com um verdadeiro toque de Midas, tem transformado em sucesso todos os empreendimentos dos quais participa.



CONTATOS


gustavo@gustavosiqueira.com.br




SOBRE - Ilka Bosse -Bailarina das Letras. Nascida em Presidente Getúlio, Pedagoga formada pela FURB, exerceu o magistério por dez anos, quando abraçou a árdua missão de ser empresária, durante vinte anos.



CONTATOS

Para manter contato: ilka.bosse@terra.com.br


SOBRE - Ivo Hadlich (Scheik), vereador por 3 mandatos, 2 vezes vice-presidente da Sociedade Escritores de Blumenau. Seu patrono é na Academia de Letras Blumenauense é o voluntarioso Pastor Faulhaber, cujo ocupa cadeira de número 13. Membro da Sociedade Brasileira de Autores Teatrais, em 2008 completa 45 anos de dedicação ao teatro. Ardoroso defensor dos animais, Ivo é Membro da Associação Protetora de Animais de Blumenau e da ONG Focinho Feliz, recebendo inclusive uma condecoração da WSPA de Londres por sua luta em defesa da causa. No campo literário, Ivo possui diversas obras nacionalmente premiadas, sendo inclusive premiado no concurso mundial da rádio Deutsche Welle , com o conto “Nas ondas do rádio”. No campo da imprensa, Ivo Hadlich apresenta juntamente com o escritor Eliomar Russi, os programas “ARTE & CULTURA” da TV Galega e “PORQUE HOJE É DOMINGO” da Rádio Bandeirantes. Foi diretor de cultura da Fundação Cultural de Blumenau e atualmente é o presidente.


CONTATOS

ivohadlich@pop.com.br


SOBRE - Jairo Pacheco Martins – poeta / escritor / revisor de textos - nascido em Porto Alegre – RS em 25/09/54


CONTATOS

Rua Bolívia, 319 – Ponta Aguda – Blumenau – SC – CEP: 89050-300
Fones: (47) 3322-7896 / 9993-8804 / e-mail: poetajairo@bol.com.br





FOTO

SOBRE - Johanes Haertel é o mais novo dos 16 filhos de Paulo e Iracy Haertel. Nasceu em 24 de setembro de 1965, na bela Blumenau. Desde cedo, interessou-se por leitura. Aos 9 anos, começou a escrever poesias. Cresceu e estudou na Itoupava Norte, onde ainda reside. leia mais


CONTATOS

E-MAIL: jhaertel@hotmail.com
CELULAR: 8805 5644


SOBRE - Klaus H. G. Rehfeldt Nasceu na Alemanha em 1935, de onde imigrou para o Brasil em 1953. Aqui, completou seus estudos, formando-se em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Paraná. Durante mais de 30 anos trabalhou em vários ramos econômicos, atuando por muitos anos em gerências administrativas e de produção em empresas industriais e de prestação de serviços.


CONTATOS

rehfeldt@terra.com.br


SOBRE - Maria de Lourdes Scottini Heiden. Professora de Português da E. B. M. Vidal Ramos. Escreve poesias, contos infantis, romances e mensagens desde os onze anos de idade. Livros de Poesia publicados: “Quem sou eu?”, Pedra no Lago, Alfavida – Alfabeto da Vida, Semeando Versos, o romance “A Casa do Monte” e Memórias de uma Caçadora de Estrelas.

Organizou com os alunos da 8ª série da E.B.M. Vidal Ramos dois livros de poesia: um em 2005 e o outro em 2006.

Participou de diversas antologias.


leia mais

CONTATOS


maluscott@yahoo.com.br





SOBRE - NEIDA ROCHA (Neida da Costa Rocha) nasceu na Vila Harmonia, em Canoas/RS, dia 1º de fevereiro de 1954, Aquariana com ascedente em Peixes, filha de José Lopes da Rocha e Tereza da Costa Rocha, criada entre dois irmãos (Nei e Sidnei). Tem 10 publicações individuais e participação em 90 Antologias com Contos, Crônicas e Poemas. Em agosto tomou posse na Cadeira 1 da Academia de Letras do Brasil - Canoas/RS. Em 2011 foi indicada à Coordenadora do Núcleo Canoas/RS da União Brasileira de Escritores (UBE).

Foi Presidente da Sociedade Escritores de Blumenau (2005 e 2006), publicou três livros da entidade (Um Rio de Letras II, III e Histórias de Natal) e mediou junto ao Prefeito, o espaço para as Artes e Letras (Kunstgarten) em Blumenau/SC.

Tem 10 publicações individuais e participação em 90 Antologias com Contos, Crônicas e Poemas.

Em agosto tomou posse na Cadeira 1 da Academia de Letras do Brasil - Canoas/RS.

Em 2013 foi empossada na Cadeira nº 01 - Pomerode/SC – Academia de Letras do Brasil.

Em 2013 organizou o Concurso Literário “Letras Atuais” que culminou com a Coletânea Efigênia Coutinho & Amigos (série Amigos).

Em 2013 - 9º lugar no X Concurso Literário virar-te com o Poema RETRATO DE FAMÍLIA

Em 2012 organizou o Concurso Literário pelo Núcleo Canoas/RS da UBE que culminou com a Coletânea Delasnieve Daspet & Amigos (série Amigos) pelo Núcleo Canoas/RS da UBE.

Em 2011 foi indicada à Coordenadora do Núcleo Canoas/RS da União Brasileira de Escritores (UBE).

Em 2011 organizou a Coletânea Joaquim Moncks & Amigos (série Amigos) pelo Núcleo Canoas/RS da UBE.

Em 2011 foi eleita Patrona da 27ª Feira do Livro de Canoas/RS.

Em 2011 recebeu o Prêmio Destaque no III Concurso Claudionor Ribeiro de Contos da ACADEMIA CACHOEIRENSE DE LETRAS, com o Conto ESTRANHA REALIDADE.

Em 2010, Destaque Cultural - Revista Símbolo - Canoas/RS.

Em 2010 foi empossa na Cadeira RS/Canoas-01 – Academia de Letras do Brasil

Em 2010 recebeu MENÇÃO ESPECIAL no VIII Concurso Literário Luciana Barbosa Nobre da Academia de Letras do Estado do Rio de Janeiro com o poema: E AGORA, O QUE FAÇO?

Leia mais

Neida Rocha
(0**47) 9227-2202
http://www.neidarocha.com.br


FOTO

SOBRE - Nelson Valente é jornalista, professor universitário e escritor, pesquisador nas áreas de psicanálise, comunicação, educação e semiótica. É mestre em Comunicação e Mercado e doutor em Comunicação e Artes. O autor também é especialista em Psicanálise,Teoria da Comunicação e Tecnologia Educacional e já publicou 11 (onze) livros sobre o ex-presidente Jânio Quadros e outros sobre educação, parapsicologia, psicanálise e semiótica. 
CONTATOS

nelsonvalenti@bol.com.br


SOBRE - Paulo Roberto Bornhofen, é casado com Taisa Adriana Cardoso Bornhofen. Filho de Romeu e Brandina Bornhofen. Tem 44 anos de idade. É Tenente-Coronel da Polícia Militar de Santa Catarina. Bacharel em Ciências Contábeis, possui especialização em Administração em Segurança Pública pela Universidade do Sul de Santa Catarina, UNISUL e especialização em Gestão Estratégica de Organizações pelo Centro de Estudos Superiores de Blumenau, CESBLU. 


É Mestre em Desenvolvimento Regional pela Universidade Regional de Blumenau, FURB.

Leia mais


CONTATOS

Blog Ninho Literário: http://ninholiterario.blogspot.com/

E-mail: bornhofen@gmail.com 


SOBRE - Suzana Sedrez, nascida a 10/06/1956 em Itajaí, S.C, é filha de Braz Domingos Sedrez e de Maria Lucy Pereira. Fez seus estudos do Ensino Fundamental em várias escolas (públicas e particulares) de Santa Catarina. Concluiu o Ensino Médio no Colégio Pedro II de Blumenau em 1974. Graduou-se em Pedagogia em 1978 pela FURB. Começou sua carreira na educação como professora primária no Colégio Sagrada Família em 1975 e nos anos seguintes lecionou no Colégio Santo Antônio. Concursada pelo Estado em 1980, ocupou a função de Orientadora Educacional em várias escolas de Blumenau. Nesse contexto, aprofundou contato com a Pedagogia Freinet em nível nacional e internacional. Essa experiência a levou ao Mestrado em Ciências Sociais Aplicados à Educação na UFMG, de 1983 a 1988. A multiplicação desta experiência a levou ao Doutorado em Educação (UFSM / UNICAMP) de 1996 a 1999. Leia o currículo completo de Suzana Sedrez.


CONTATOS
ssedrez@furb.br